quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Equipamentos básicos da cozinha

Tem gente que gasta fortunas para equipar a cozinha de casa com produtos caríssimos. Tudo bem. Quem pode, pode. Mas isso não vai garantir mais qualidade nos pratos produzidos. Posso lhe garantir que com um fogareiro a gás, duas panelas, uma faca e uma colher pode-se produzir um jantar completo maravilhoso.

Mas tudo fica mais prático e rápido se você tiver os equipamentos básicos que são:

      1. Fogão a gás com forno.

      2. Forno de micro-ondas.

      3. Forninho elétrico.

      4. Refrigerador.

      5. Freezer.

      6. Liquidificador.

      7. Processador de alimentos ou conjugado (processador + liquidificador)

      8. Batedeira.

      9. Relógio ou timer.

        9. Coifa ou depurador

        10. Filtro de água


        Em muitas residências ou casas de campo pode-se encontrar outros equipamentos como:

        1. Churrasqueira: a carvão, a gás ou elétrica
        2. Grill elétrico
        3. Forno elétrico grande
        4. Fogão a lenha
        5. Forno a lenha

        Estes equipamentos são de uso constante e envolvem questões de segurança. Por isso vale a pena investir em produtos de qualidade. Evite sempre que possível os equipamentos “Xing-Ling” pois neles a única vantagem é o preço baixo de compra. Os problemas mais comuns são a baixa durabilidade e a assistência técnica precária ou inexistente.

Vestido para cozinhar

Minha intenção aqui é orientar sobre como cozinhar em casa. Na cozinha profissional as exigências são muito maiores do que as aqui apresentadas.

Avental

Deve ser de algodão grosso e proteger o tórax e a região abdominal. Além de manter a higiene protege contra respingos de água ou óleo quente.
Os aventais de material plástico ou plastificado jamais devem ser usados próximo ao fogão ou churrasqueira pois podem pegar fogo. Eles são úteis apenas para atividades na pia.

Luvas

Em casa as luvas de borracha ou material sintético são utilizadas para proteger as mãos ao lavar a louça. Este tipo de luva jamais pode ser usado na área do forno ou do fogão, sob o risco de sérias queimaduras.

As luvas de malha de aço podem ser usadas para evitar ferimentos nas atividades de corte e normalmente são usadas em cozinhas profissionais, peixarias, açougues e frigoríficos.

As luvas a prova de calor podem ser de tecido com recheio de material isolante térmico, de silicone ou de neoprene.


Calçados

Mesmo em casa não cozinhe descalço, usando sandálias, sapatos rasos, furadinhos ou de plástico, tipo Croc furadinho. Imagine o resultado se uma frigideira ou panela cheia de óleo fervente cair sobre o seu pé! Espero ter convencido você. Um tênis ou um Croc fechado pode ser uma boa opção.
A propósito, o piso da cozinha deve estar sempre seco. Molhou ou sujou, enxugue ou limpe imediatamente para evitar escorregões ou quedas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aprenda a cortar legumes e frutas

Quero chamar a atenção para dois pontos importantes de segurança:

Não corte carnes ou legumes segurando-o na mão exceto para trabalhos de modelagem.

Os cortes devem ser feitos com o alimento apoiado sobre a tábua ou prancha de corte.

Segure o alimento como na foto para não se cortar.

Nunca deixe a mão ou o braço que apoia a peça a ser cortada no caminho do corte da faca.
Esta foto é uma brincadeira mas é bem convincente.



Segurança na cozinha I: Fogo e calor

Cozinha é local onde se lida com frequência com calor e fogo. Devemos tomar cuidados especiais para evitar este tipo de acidente tão comum.
Veja a seguir os cuidados básicos:

Fogão a gás

      1. Não utilize fogão em mal estado de conservação.
      2. Só faça a manutenção com técnico especializado.
      3. O botijão ou cilindro deve estar sempre fora da cozinha, em ambiente externo arejado. O que explode não é o botijão, é o ambiente.
      4. Não use ferramentas, como alicate ou martelo, para soltar a válvula na troca do botijão. Use somente as mãos.
      5. Mantenha as crianças sempre longe dos fogões em uso. Elas não devem sequer passar por perto.
      6. Assegure-se de que os cabos de panelas e frigideiras estejam sempre em posição paralela à frente do fogão e voltados para as laterais.
      7. Após abrir registro da boca, acenda imediatamente.
      8. Caso o fogo se apague por algum motivo, antes de reacendê-lo certifique-se de ventilar bem o local caso contrário poderá haver uma explosão.
      9. Não cozinhe apenas com o fogo forte. Aprenda a controlar o tamanho da chama para não queimar o alimento e fazer economia.
      10. Caso uma frigideira ou panela pegue fogo, jamais jogue água. Mantenha a calma, feche o registro da boca e coloque uma tampa. Na falta de oxigênio o fogo se extingue.
      11. Se você perceber que a comida está queimando, mantenha a calma, abaixe o fogo e, se for necessário, leve a panela para cima da pia.
      12. Mantenha a panela de pressão em boas condições de uso e esteja atento aos tempos de cozimento. Antes de tentar abrir a panela, certifique-se de que não haja mais pressão (acima da atmosférica) no seu interior.
      13. Siga as instruções do manual do fabricante.

Forno a gás

      1. Antes de acender o fogo tenha a certeza de que o forno está vazio.
      2. Primeiro acenda o fósforo e depois abra o registro do forno. Isto evitará pequenas, ou grandes, explosões.
      3. Caso o forno se apague não tente reacendê-lo antes de se certificar de que o gás que vazou tenha saído do interior do forno.
      4. Siga as instruções do manual do fabricante.
      5. Para retirar assadeiras do forno use luvas especiais ou panos secos dobrados (panos molhados transmitem calor muito rapidamente). Tenha a certeza de que vai conseguir sustentar o peso da assadeira segurando apenas por uma das laterais. Certifique-se de ter um local liberado para receber a assadeira quente pois em pouco tempo o calor atingirá seus dedos e mãos obrigando-o a soltá-la.

Caso ocorra uma queimadura, lave rapidamente o local com água corrente, envolva a área atingida com um pano limpo e procure socorro médico. Não use nenhum produto doméstico sobre a área ferida.

As crianças maiores devem ser orientadas sobre o uso seguro de fornos e fogões pois mais cedo ou mais tarde elas vão tentar usá-lo. Melhor que seja na sua presença e com a sua assessoria.

Não é minha intenção esgotar o assunto.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Segurança alimentar IV: Conservação dos Alimentos

Os processos de conservação dos alimentos são parte importante dos cuidados que garantem a segurança alimentar evitando-se assim as intoxicações alimentares causadas pela ingestão de alimentos deteriorados.

Além disso a conservação adequada permite:
      1. maior durabilidade dos alimentos;
      2. mais economia por evitar descartes por deterioração;
      3. muita praticidade pela produção de alimentos prontos ou semiprontos que pode ser armazenados por dias na geladeira ou até por meses nos congeladores;
      4. Menor dano ambiental pela menor produção de lixo orgânico.

Por que os alimentos apodrecem?

Os produtos alimentares de origem animal e vegetal sofrem o processo de deterioração como já vimos em Segurança alimentar III: Manipulação dos Alimentos .

Quando um animal morre ou é abatido seu corpo vai sofrer o processo de decomposição causado por vários mecanismos:

      1. As células deixam de receber nutrientes e gás oxigênio e não conseguem se livrar das toxinas e do gás carbônico. Com isso pequenas bolsinhas existentes no interior de cada célula se rompem liberando enzimas digestivas que digerem as estruturas da própria célula. Este processo é chamado autofagia, isto é, a célula come ela mesma e é destruída.
      2. As bactérias e fungos que já habitavam o corpo e outras do meio ambiente vão aproveitar a desativação do sistema de defesa do organismo e utilizá-lo como refeição.
      3. No corpo em decomposição insetos depositarão seus ovos, que vão se transformar em larvas, que também vão participar deste “banquete”.

Os cortes de carne de bovinos, suínos, ovinos e carpinos, assim como as aves e peixes e seus cortes sofrem processo semelhantes se deixados à temperatura ambiente. Por isso é que são vendidos refrigerados, congelados, salgados ou conservados de outra maneira.

Os vegetais também sofrem processos semelhantes. Vale ressaltar que os vegetais podem se manter por dias e até semanas à temperatura ambiente antes que entrem em decomposição.
Mas você também já observou que se uma maçã for cortada, em minutos sua polpa escurece. Este é um outro processo chamado oxidação (reação com o gás oxigênio do ar, como a ferrugem no ferro) que pode ser retardado adicionando-se suco de limão que contém vitamina C de ação antioxidante.
A batata descascada também sofre oxidação que pode ser interrompida mergulhando-a em um recipiente com água até o seu preparo.

Os seres humanos primitivos desenvolveram os primeiros processos de conservação dos alimentos. Nas regiões quentes, a secagem. Nas regiões mais frias, a estocagem no local mais frio possível.

Os processos atuais de conservação dos alimentos são os seguintes:

      1. A Secagem 

        Atualmente usamos vários processo de secagem que vão da exposição ao Sol em ambiente seco à liofilização. Ao se retirar parte considerável da água dos alimentos os micro-organismos nele presentes não conseguem realizar suas funções vitais (alimentação e reprodução). Com isso os alimentos vão se conservar por muito tempo. Este é o processo utilizado para a conservação de folhas, como aos do chá, e dos grãos como o feijão, o milho e o café. Como curiosidade: sementes de trigo retiradas de tumbas das pirâmides do Egito após milhares de anos, ao serem plantadas germinaram!
      2. Baixa temperatura 

        Na refrigeração (entre 0ºC e 7ºC) o alimento é conservado a curto prazo. No congelamento (abaixo de -18ºC) conseguimos conservar o alimento por médio ou longo prazo dependendo do tipo de alimento, da temperatura e da técnica de congelamento.
      3. Alta temperatura

        Na pasteurização eleva-se a temperatura por um certo período de tempo. Pasteurização Lenta (leite de cabra), 65ºC por 30 minutos. Pasteurização Rápida (leites de vaca em saquinho), 75ºC de 15 a 20 segundos. Pasteurização Muito Rápida – UHT – (produtos longa vida em “caixinha”), de 130ºC a 150ºC de 3 a 5 segundos.
      4. Salgar 

         A salga é a retirada da água dos alimentos utilizada, por exemplo, para a produção da carne de sol, do charque, da carne-seca, das partes de suínos salgadas e  de peixes como o bacalhau.
      5. Defumação 

         As carnes ou embutidos mantidos em um ambiente parcialmente fechado, temperatura média e presença de fumaça de certas madeiras que liberam resinas, torna-se secas e envoltas por uma camada com qualidades conservantes, aromáticas e saborizantes.
      6. Imersão em banha 

        Este método era usado pelos indígenas brasileiros. A carne do animal é cozida em um recipiente com suas gorduras. O cozimentos destrói as bactérias e as enzimas digestivas. Ao final do processo as carnes ficam imersas na gordura, protegidas de micro-organismo e do contato com o ar. Os bandeirantes usavam este método, que é utilizado até hoje no interior do Brasil principalmente para conservar a carne de porco.
      7. Uso de especiarias 

        A especiaria mais usada para este fim é a pimenta. Foi um dos principais motivos das Grandes Navegações, a busca do caminho marítimo para as Índias, que eram grandes produtoras de pimenta. A pimenta que os navegantes buscavam ficou conhecida como “Do Reino”. O uso tradicional da pimenta como conservante fez com que parte da culinária de regiões quentes (como o México, a Índia, a Tailândia e outros países asiáticos, alguns países africanos e do nordeste brasileiro), onde a deterioração dos alimentos é mais rápida, adquirisse a caracterização de “apimentada”.
      8. Açúcar 

        O açúcar pode ser usado como conservante de frutas. Assim podemos produzir geleias, compotas, marmeladas e frutas cristalizadas.
      9. Fermentação 

        É utilizada para a produção de picles, por exemplo. O picles em salmoura, na presença de lactobacilos fermenta resultando na produção de ácido lático. O sal mais a acidificação impedem toda e qualquer atividade microbiana.
      10. Conservantes Tradicionais
        O ácido acético (vinagre) é usado como conservante pelas donas de casa. Na produção caseira de picles usa-se uma solução aquosa de vinagre, açúcar, sal e especiarias.
      11. Conservantes Industriais Vários ácidos orgânicos, os nitritos e os nitratos são os conservantes usados pela indústria de alimentos.
      12. Outros Processos

        Os alimentos enlatados, que são submetidos a alta temperatura e pressão, e os alimentos embalados a vácuo e submetidos à irradiação ionizante (raios X ou gama) são processos muito usados pela indústria para a conservação dos alimentos.
      13. Irradiação

        A irradiação impede a multiplicação de micro-organismos e inibe a maturação de frutas e legumes. Pode ser utilizada em vegetais embalados ou a granel. Os raios X e gama são utilizados na conservação de mamão, banana, cebola e outros vegetais.